Temos que continuar nossa discussão do distanciamento no ensaio hoje. Tenho várias questões e esse é o foco do nosso trabalho, pois é a base do método de trabalho do Brecht.
" É condição necessária para se produzir o efeito de distanciamento que, em tudo que o ator mostre para o público seja nítido o gesto de mostrar. A noção de uma quarta parede que separa ficticiamente o palco do público e da qual provém a ilusão de o palco existir, na realidade sem o público , tem de ser naturalmente rejeitada, o que em princípio, permite aos atores voltarem-se diretamente para o público."
"O efeito de distanciamento, quando descrito, resulta muito menos natural do que quando realizado na prática."
Ou seja relaxem... nada é oq parece ser...
Fora isso tem muitas outras questões interessantíssimas. Todos tem que ler esse texto, o nome do texto é o título da postagem. Além de ser a base do nosso trabalho ele é bem didático como a Exceção e a Regra.
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Paula Loffler
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Minhas anotações desse texto (PN):
ResponderExcluirO distanciamento não é só do ator para com a ação, mas também, do acontecimento para com o espectador, para que este possa ter uma atitude analítica e crítica diante dos acontecimentos.
É só a partir da NÃO IDENTIFICAÇÃO do espectador para com as personagens e acontecimentos que se pode insitar a visão crítica.
Quando nos identificamos com algo, não podemos escolher. E ter uma visão crítica é uma atitude de ESCOLHA.
No livro do Gurdjieff ele fala sobre essa separação do pensamento e da essência. A essência seriam as emoções. Quando conseguimos não nos identificar impulsivamente com nossas emoções, conseguimos ter esse lugar distaciado, onde podemos pensar....usar o pensamento não-identificando-o com a emoção. O pensamento pode ver outra coisa diferente, mas se estamos no automático, e impulsivamente pensamos o que sentimos, então, NÃO NOS PERMITIMOS ANALISAR AS POSSIBILIDADE E ESCOLHER.
O que acham?
Quando a gente chora assistindo um filme é sempre porque nos identificamos, não é verdade?
Pensei ser interessante (1ro parag. da pag. 104) em que ele fala para quebrar essa expectativa do espectador que vai ao teatro para se identificar com algo, para poder sentir alguma coisa e sair da realidade.
O distanciamento ao quebrar essa expectativa, já que os atores entram em cena sem buscar uma "empatia" com a platéia...é como se a platéia não se sentisse acolhida pelo conforto da identificação.
Pensei tb ser muito maneiro quando ele fala que essa relação com a platéia se busca muito nos ensaios. E que, em cena, não se busca mais, de forma que se provoca a não-empatia, ajudando na não-identificação (distanciamento). Então, a relação com o público se dá naturalmente e não no impulso severo de querer ganhar a platéia.
Tô viajando....
PN
Brilhante partirmos deste texto hoje , num certo sentido ele nos elucida mais pra busca desta atuação e quero crer vai criar a visualização da opção estética do grupo quero crer! By director !
ResponderExcluirPode assinar PN ou tem que ser nome completo Pau lá dentro?
ResponderExcluirQue não é a Loffler!!!
(repetindo a piada....)
ho ho ho
ahhahahahah
O que eu entendi foi mais ou menos isso:
ResponderExcluir- O autor diz que sempre que os espectadores vão ao teatro eles procuram algo em que possam se identificar, de forma que encontrem seu “prazer”; do mesmo modo, o ator, quando apresenta uma peça, tenta fazer com que o seu personagem seja aceito pelo público. Essa visão por parte do público e dos atores, faz com que o espectador não construa uma opinião crítica acerca dos problemas apresentados pela peça, já que ele irá se identificar com os personagens; e que o ator não construa uma opinião crítica acerca de seu próprio personagem, pois estará mais preocupado em fazer com que ele seja aceito pela público. Para que o ator consiga criar um senso crítico no espectador, Brecht defende a quebra da quarta parede, mas de forma natural; antes do ator começar a gravar as falas de seu personagem, ele deve entender os pontos fortes e fracos do mesmo. Além disso, os atores não devem causar empatia no público, pois isso não causa senso crítico, muito pelo contrário, causa identificação, que deve ser evitada; assim, Brecht sugere que o ator crie um DISTANCIAMENTO do público. Com isso o público não irá se reconhecer no personagem , de modo que não irá causar uma identificação com o mesmo, e poderá assim, criar uma opinião crítica acerca dos personagem e da história, que sempre tratam de problemas vívidos pela sociedade atual; mas que acabam sendo visto somente de forma irônica.