quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

http://www.denisestoklos.com.br/home.htm

Por favor, entrem neste site!!!! Espetáculo!
Essa mulher é total inteligência libertária! ARTÍSTICA-POLÍTICA-EXISTÊNCIAL!
Ultimamente, por acaso ou não, ando fazendo uma analogias e tudo me remete aos nossos três centros: pensamento, emoção e corpo.

O ator completo passa por essa "forma integral", em que seus 3 centros funcionam em harmonia e em equilíbrio. Não existe uma defasagem entre o emocional e o racional, por exemplo, que é tão comum.  Aquela história de que lidamos com as situção principalmente com as emoções e acabamos por identificar impulsivamente o pensamento com a emoção. Assim, o ator é o seu corpo, seu pensamento e sua voz (que tem tudo a ver com a emoção, com a comunicação e com a interação dele com o mundo exterior, um canal...)

O corpo do ator é: espaço, gesto e movimento.
O pensamento do ator é: crítica, dramaturgia e organização dos elementos.
A voz do ator é: palavra, sonoridade, canto.

A Denise Stoklos tem seu teatro: o teatro essencial. E ela desenvolve conceitos interessantíssimos, que busca não só um desenvolvimento do ator, mas tb um desenvolvimento pessoal, que indissociavelmente inclui um posicionamento político-social. Ela encontra o lugar da política no teatro. Vejo no que ela diz, em toda sua modernidade e inovação de uma mulher libertária do seu tempo, muita similaridade com tudo que estamos aprendendo com Brecht.

E, bom, voltando ao lance de 3, ela diz que os espetáculos no teatro essencial sempre falarão sobre a natureza humana, portanto, são questões universais, inadiáveis e políticas.
Deve-se buscar para a platéia um efeito de reflexão, ação e transformação.

Ela dispensa tb os efeitos pirotécnicos em cena e busca com o MÍNIMO DE EFEITOS O MÁXIMO DE TEATRALIDADE EM SI. (de si pra si...a teatralidade do ator...o posicionamento do ator em cena, sua presença.) E é através dessa PRESENÇA que todos os momentos teatrais são articulados. Presença que inclui palavras que o nosso director falou que com o trabalho devemos conquistar: autoridade de quem sabe o que está fazendo.

PR





Um comentário:

  1. Realmente é muito importante que aprendamos com Brecht e que vaiamos além dele. Olha uma coisa interessante que a Denise fala:

    "Toda a arte, de uma certa forma, seja ela pintura, música, está sempre interessada em apenas dois temas: a liberdade e o amor, em todos os tempos. Então, o meu teatro também. A gente precisa expandir nossos limites, tanto como pessoas, como os limites da comunidade, os limites do Estado. Nossa função, enquanto estamos aqui na Terra, é expandir esses limites, para que a próxima geração expanda os dela, e a humanidade evolua espiritualmente. Nós somos apenas um elo nessa cadeia de evolução. Estar aqui e deixar que os limites se cristalizem, é fazer pouco. Precisamos expandir esses talentos que estão sufocados."

    "Queremos que nossos jovens sejam aplaudidos por seus talentos e não repreendidos"


    PR

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